quarta-feira, 11 de novembro de 2009

FANZINE

Fanzine

Fanzine é uma abreviação de fanatic magazine, mais propriamente da formação da última sílaba da palavra magazine (revista) com a sílaba inicial de fanatic.
Fanzine é portanto, uma revista editada por um fan (fã, em português). Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder econômico do respectivo editor (faneditor). Engloba todo o tipo de temas, com especial incidência em históri em quadrinhos,ficção cientifica, poesia, música, feminismo, vegetarianismo, veganismo, cinema,jogos de computador e video-games, em padrões experimentais.
Também se dedica à publicação de estudos sobre esses e outros temas, pelo que o público interessado nestes fanzines é bastante diversificado no que se refere a idades, sendo errônea a ideia de que se destina apenas aos jovens, ainda que estes sejam concretamente os que mais fazem uso desse meio de comunicação.


Pois, é colegas esse é um assunto muito interessante para se trabalhar em sala de aula.
Trabalhei o FANZINE com os meus alunos sobre os artistas da cidade, onde eles pesquisaram sobre a vida deses artistas e descobriram muitas historias legais.
Foi um trabalho que houve a interação dos grupos e eles acabaram percebendo que na nossa cidade tem muitos artistas como: artesãos, pintores, músicos entre outros, que eles desconheciam por falta de informação.

2 comentários:

Diana disse...

Boa sujestão Elinea,ja trabalhei com o fanzine e foi muito bom.Expoe os fanzine pra que todos possam conhecer ,os artísta de nossa terra e assim valoriza-mos.

Marluce disse...

É verdade Elinea tive o prazer de acompanhar de perto o trabalho que você fez com ao alunos do São Sebastiaão sobre fanzine e posso dizer que foi um trabalho maravilhoso, onde não só os alunos, mas também outras pessoas passaram a conhecer e valorizar vários artistas da nossa terra.